Quais formatos de arquivo são adequados para leitor de CD, DVD e Blu-Ray

Discos ópticos, como CDs, DVDs e Blu-Ray, estão em desuso nos últimos anos. Isso aconteceu devido a chegada de players e Smart TVs com suporte a serviços de streaming de vídeo, dando lugar aos filmes online, e também aos pendrives e armazenamento em nuvem, deixando o disco físico para trás.
No entanto, esse tipo de mídia ainda pode ser uma boa alternativa para reproduzir na televisão os vídeos armazenados no seu computador, fazer backups, entre outros recursos de mídia. Antes disso, porém, é preciso estar atento aos formatos de arquivos e de gravação adequados em cada aparelho.
CDs e DVDs devem ser gravados em formatos específicos para serem reproduzidos em players (Foto: Pond5)CDs e DVDs devem ser gravados em formatos específicos para serem reproduzidos em players (Foto: Pond5)
O primeiro passo para passar a sua gravação para um leitor de DVD ou Blu-Ray é escolher o disco correto para inserir suas fotos, músicas e vídeos. Normalmente, os players têm suporte a CDs comuns (CD-R) e regraváveis (CD-RW), DVD de escrita única (DVD-R e DVD+R) ou reeditáveis (DVD-RW e DVD+RW) e Blu-Ray de gravação única (BD-R) ou regravável (BD-RE); a conferir o manual.

Conheça um pouco mais sobre a tecnologia por trás do CD, DVD e Blu-Ray (Foto: Montagem/Edivaldo Brito) (Foto: Conheça um pouco mais sobre a tecnologia por trás do CD, DVD e Blu-Ray (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)) 
Escolha o formato de gravação correto: CD, DVD ou Blu-Ray (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)
Qual formato de arquivo escolher?

No que diz respeito a formato de arquivos, não é possível definir com exatidão a melhor extensão de fotos, músicas e vídeos, já que cada fabricante decide o que rodará em seus aparelhos. Sendo assim, o mais seguro é consultar o manual do player antes de fazer a gravação. Entretanto, há formatos que podem ser apontados como os mais comuns e que preservam mais ou menos detalhes dos dados.
Se você deseja reproduzir suas fotos na televisão, o formato com maior suporte é o JPEG (.jpg), padrão utilizado na maior parte das câmeras digitais e smartphones atuais. Entretanto, há aparelhos que também suportam os formatos PNG (.png) e animações em GIF (.gif), muito populares na Internet.
Já quem deseja reproduzir músicas, deve dar preferência ao formato MP3 (.mp3), também muito comum na web e utilizado nos aparelhos mais recentes. No entanto, donos de modelos mais antigos talvez tenham que converter seus áudios para Windows Media Audio (.wma), que também é aceito nos players mais novos. Há ainda dispositivos capazes de reconhecer os formatos WAV (.wav) e AAC (.m4a), este último é utilizado pela Apple em iPods e outros aparelhos.
Ainda no que diz respeito à músicas, o formato Compact Disk Audio (CDA) também pode ser considerado universal. Ou seja, com suporte total em reprodutores de DVD e Blu-ray. A maior desvantagem é que este permite a inserção de um número muito inferior de áudios em um disco.
Por fim, a gravação de vídeos exige um pouco mais de atenção, já que há uma grande variedade de formatos e o suporte dos mesmos pode variar bastante de um aparelho para outro. No geral, os formatos mais aceitos pelos leitores de DVD, incluindo os mais antigos, são os MPEG 1 e 2 (.mpeg). Já os aparelhos mais recentes rodam também os formatos Xvid (.avi), VOB, RMVB, MP4, WMV, e outros.
Já para leitores de Blu-Ray, deve-se dar preferência ao formato MKV, que oferece melhor qualidade de imagem e suporte a resolução. Outro formato bastante usado, embora com menor qualidade, é o AVI. 

Postado por:TechTudo
Quais formatos de arquivo são adequados para leitor de CD, DVD e Blu-Ray Quais formatos de arquivo são adequados para leitor de CD, DVD e Blu-Ray Reviewed by Caetés Online on 13:13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.